A DIDATIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL DE TRADIÇÃO ORAL: UMA ANÁLISE DO MÉTODO ESCOLA MODERNA DO CAVAQUINHO DE HENRIQUE CAZES

Rafael Pinheiro Deina

 

Leia aqui

O presente trabalho teve como objetivo investigar o processo de didatização do cavaquinho. Para
tanto, foi realizada uma entrevista com o autor Henrique Cazes e uma análise técnica do seu livro
didático Escola Moderna do Cavaquinho. O trabalho inicia com alguns esclarecimentos acerca do
processo de pesquisa e produção de material didático e é seguido por um breve resumo histórico
do cavaquinho e suas formas de ensino e aprendizagem. Ao final é abordado o conteúdo do método
e discutida a entrevista concedida por Cazes para este trabalho. Desse cruzamento de informações
alguns apontamentos foram possíveis. Como resultado, pode-se afirmar que o processo de
didatização do cavaquinho aconteceu de maneira lenta devido a questões de preconceito com o
instrumento e gêneros musicais aos quais ele estava ligado. O processo de didatização do
cavaquinho que culminou no Escola Moderna do Cavaquinho está diretamente ligado à trajetória
musical e atividade docente de Henrique Cazes. O método aborda a história do instrumento,
organologia, notação musical por partitura, cifra, exercícios técnicos, formação de acordes,
recursos interpretativos, ritmos e repertório para solo no instrumento, tornando-o muito relevante
para o ensino e aprendizagem do instrumento.


Memória do Cavaquinho Brasileiro - Todos os direitos Reservados